sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Viver é desenhar sem borracha...(Millor)

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda qual é melhor:
se é isto ou aquilo

Clarice Lispector

Ao escrever textos nesse blog, eu digito e deleto, escrevo e apago, até ficar satisfeita com o resultado. Pois é, minha vida não é um blog. Escolhas e caminhos vão dando formato a minha história e não é possível refazê-la. Não se pode ter tudo, quando se escolhe “isto” automaticamente se abre mão “daquilo”. E jamais terei certeza dos que é melhor - ou isto, ou aquilo – porque só se vive uma vez, e na vida não há espaço para rascunhos.

Penso que algumas pessoas se tornam infelizes de tanto avaliar suas escolhas. Pensando sempre que o “isto” poderia ter sido melhor que o “aquilo”, numa constante tentativa de voltar atrás, se esquecem de viver. Pensando nisso durante esse ano, deixei de pensar no que “poderia ter sido”, passei a focar meu pensamento no que “é” e no que “sou”. Decidi investir em mim: ler bons livros, ouvir boa música, encontrar bons amigos e participar de boas conversas...
E ainda que não entenda o que é melhor: ou “isto”, ou “aquilo”, passei a me nortear em outra pergunta: O que farei agora? Qual será o próximo passo?
Hoje, procuro sempre ter um projeto que me leve a ficar ansiosa, cheia de expectativas, algo que me faça ter vontade de acordar, que me faça olhar para a frente e jamais para trás.

E acredite, já me disseram quão é contraditório uma professora de história que preza pelo presente e não se apega ao passado. E devo dizer, pelo contrário: o passado é magnífico, quando o enxergamos à luz do presente! Relembro constantemente o passado para não me esquecer de quem sou, mas em nenhum momento penso em mudá-lo.

A vida é um trem, suba à bordo! (O caçador de Pipas)

2 comentários:

Mário Maciel disse...

Humm, vamos lá....

Penso que no fim das contas você não está pensando em quem você é, quando decidiu por ler bons livros, ir a bons lugares, travar boas conversas.... acredito que você está focada no que você vai ser. Porque esses hábitos adotados por você são sementes plantadas pra um lindo e imenso jardim que terás na sua vida.

E as vezes me pego pensando se a melhor maneira de enxergar o passado é sob a luz do presente. Estou tendencioso a pensar que não. O passado deve ser entendido sob a luz do passado.

Beijos cabeça... boa semana... e bons textos!

Unknown disse...

Um passado à luz do passado?!...penso que é impossível...

Qdo afirmo sobre um passado pensado à luz do presente me refiro ao que nos leva a olhar para trás. Sempre que pensamos no que aconteceu de alguma maneira, estamos o fazendo à luz de questionamentos presentes. Por isso, mesmo que o fato histórico não mude, a interpretação sobre ele sim, e digo mais, CONSTANTEMENTE!

É como por exemplo, você começar a pensar sobre o porquê de ter escolhido fazer história: provavelmente essa questão lhe veio a cabeça por algum fator presente que desencadeou este pensamento...e vc pode encontrar respostas diferentes para essa pergunta, em momentos diferentes de sua vida...sacou?..rs...

Bjos...boas discussões...