sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O mundo pode estar em GUERRA, a questão é: você pode sentir a PAZ em seu interior?

O mundo esta em GUERRA! Tudo passa a ser um motivo, a verdade é que, qualquer coisa parece ser perfeita para desencadear uma briga que sacie a sede de conflito. Crenças, dinheiro, etnias...qual será o próximo fator? Não conseguimos mais lidar com as diferenças, que passam a ser vistas como estranhas.


Diante desse contexto de incompreensão e intolerância, a saída pode ser uma pedagogia da PAZ. E para tal, a primeira pergunta passa a ser: O mundo pode estar em GUERRA, mas você sente a PAZ no seu interior?

Hoje, em uma reunião de encerramento do ano letivo, tivemos uma conversa no colégio sobre a educação que pensamos e o que temos feito pelo mundo. E a grande questão que não me sai da cabeça desde então é essa: o que tenho feito e o que posso fazer pela Terra?

Uma questão que foi levantada, e tenho consciência de que ela é bem mais complexa do que parece, mas vale uma reflexão é: Os dinossauros – animais surpreendentemente mais fortes do que nós – viveram por milhões de anos na Terra e foram extintos. Há quanto tempo habitamos o planeta, e o que já fizemos com ele e por ele?

Apenas PENSE nisso! É o primeiro passo...




Uma música, que por algum motivo me lembrei...





Ana Carolina - Notícias Populares

Tudo se acaba
Olho o noticiário
Água se acaba
Se acaba a prece do vigário
Eu quero ser a mendiga suja e descabeladadormindo na vertical


Entender
Como a vida de alguém se acaba antes do final
Prefiro o Lou Reed no Velvet Underground
Gosto de Sylvia Plath, TS Elliot,Emily Dickinson, Lucinda, Délia, Manoel de Barros
Ficam eternos por mim

Esqueço a crise da Argentina
Quebrando o pau com a menina no sinal
Em castelhano, ê
Eu furo os planos, ê
Eu furo o dedo, mando ver
Examinando, lanho o braço

Aperto o passo. Não sou louca!
É... Tomei um tiro
No vidro do meu carro
É a pobreza
Tirando o seu sarro
Foi meu dinheiro
Foi meu livro caro
Que façam bom proveito
Da grana que roubaram


Porque eu trabalho
E outro dinheiro eu vou ganhar
Tomei um táxi
O motorista, mexicano,
Veio falando sobre o onze de setembro.

Havia um homem na calçada lendo o Código Da Vinci
Ou lia o código da venda?
E na parada havia um peruano
Cheio de badulaques, ô
Vendendo Nike, ô
Vendendo bike, Coca Light, canivete

Aceita cheque pros breguetes.
Notícias do Iraque na Tv da lanchonete.
Notícias populares
Voam pelos ares
E amanhã, meu nêgo, ninguém sabe
Se alguém recua ou se alguém invade
Se alguém tem nome ou se alguém tem fome.

Que façam bom proveito
Do pouco que restar
Se tanta gente vive
Só com o que dá pra aproveitar.

Tudo se acaba.
Olha o noticiário!

2 comentários:

Mário Maciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Maciel disse...

Recapitulando: "o que tenho feito e o que posso fazer pela Terra?"

Como você sabe, trabalho no Programa Escola da Família (PEF). O que talvez você não saiba é que trabalhamos em cima de pilares por um mundo melhor, pensando pelos maiores e melhores (de acordo com muitas pessoas) estudiosos sobre a pedagogia do mundo moderno.

Nosso trabalho está intimamente ligado a promoção de qualidade de vida. Ao abrirmos os portões das escolas, estamos oferecendo mais do que bolas e jogos para as comunidades intra e extra escolar. Estamos criando (há quatro anos) um espaço para a cultura de paz.

Te digo que sou verdadeiramente orgulhoso por participar disso. De perto vejo os jovens se modificando positivamente. Vejo a comunidade participando da realidade do seu bairro. Vejo jovens se tornando protagonistas de suas vidas. Vejo pessoas querendo praticar o voluntáriado e com isso criando oportunidades para outras pessoas. Vejo realidades se desenhando. Vejo mundos sendo construídos e desconstruídos semanalmente e individualmente.

Nisso eu sou seguro em dizer que faço algo pelas pessoas, pela vida, pelo planeta, por mim... E em 2008, caso a vida profissional que levo hoje, já não seja mais a mesma, reservarei um tempo do meu final de semana para oferecer a outras pessoas.

Vi de perto como isso é importante. E quero ser lembrado pelas pessoas pelas coisas boas que faço e sei que essa pode ser uma delas.

Estou contribuindo para um mundo melhor, não estou?! :D